8 links para entender branding

O que é branding?

Esta é uma pergunta frequente em salas de aula de graduação e pós-graduação de administração, marketing, economia, publicidade e outros cursos. E também nas salas de reuniões de empresas de todos os portes e mercados.

Para ajudar a respondê-la, separamos 8 links – 6 artigos e 2 sugestões de livros – para entender branding.

Acompanhem abaixo.

Keep Branding – Johnnie Walker executa Bom Projeto de Branding

“o termo “branding” ainda não decolou em seu sentido real no Brasil, sendo ainda utilizado como um substantivo do “design”, possivelmente devido ao seu melhor apelo de venda junto aos empresários locais. A incorreta utilização do termo requer atenção maior dessas empresas, evitando que comprem serviços de natureza estratégica e levem trabalhos de finalidade estética. É importante olhar à distância para alguns projetos onde o termo seja aplicado corretamente”
 

Leia o artigo completo Keep Branding – Johnnie Walker executa Bom Projeto de Branding.

Modelo de criação de nomes

“Inúmeras pesquisas têm demonstrado que os nomes próprios são mais difíceis de lembrar, o que já não acontece com os substantivos, que em geral possuem associações conhecidas pela maioria das pessoas. Por exemplo, carro, caneta e poste são palavras conhecidas pela maioria das pessoas, cujos significados não requerem esforços maiores de esclarecimento e, portanto, funcionam como identificações a priori das ‘coisas’ denominadas. São, portanto, substantivos. Você acha que eles podem ser marcas?”

Leia o artigo completo em Modelo José Roberto Martins de Criação de Nomes.

Clima de crise alimenta desconfiança de marcas famosas

Em clima de crise, empresas não fazem comunicação e alimentam desconfiança. O mercado não sabe quais empresas oferecem maior risco, mas sabe reagir, inclusive quando não tem certeza. Nessas circunstâncias a reputação e credibilidade da marca são julgadas. Se a empresa não se comunica adequadamente, os prejuízos vão sempre além dos custos de um trabalho bem feito.

Leia o artigo completo em Clima de crise alimenta desconfiança de marcas famosas.

G1 da Google é grande desafio de branding

Demorou mas a marca Google chegou ao mundo real ao lançar em setembro de 2008 o celular G1, em parceria com a T-Mobile, com a pretensão de desbancar o iPhone da Apple. O risco de branding é, evidentemente, a extensão da marca, que enfrentará pela primeira vez, no mundo não-virtual a sanha de consumidores exigentes e intolerantes.

Leia o artigo completo em G1 da Google é grande desafio de branding.

O que é posicionamento de marca?

Branding é posicionar a marca com inteligência e envolve a utilização e coordenação de inúmeros recursos de comunicação a fim de maximizar a consistência e clareza da mensagem da marca. Acreditamos que a estratégia de marca é um fator relevante da estratégia corporativa, em direção ao desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável.

Leia o artigo completo em O que é posicionamento de marca?.

Afogado em Logotipos

“Tente imaginar um mundo sem marcas. Um mundo assim já existiu. Nele, os consumidores não precisavam memorizar referências ou informações para comprar bens e serviços. Comece pensando sobre o debate entre a utilidade e a inutilidade dos logotipos e você já poderá navegar pelo texto intrigante do livro mais polêmico sobre marcas lançado nos últimos anos. Trata-se de Sem Logo, de Naomi Klein. É o livro da hora para o mundo do marketing, merecendo até a capa de The Economist.”

Leia o artigo completo em Afogado em Logotipos.

Branding o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas

O que é branding?

Branding é o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica e estética, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com a capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas, num mundo cada vez mais confuso e complexo.

Saiba mais e baixe o arquivo PDF do livro Branding o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas.

Grandes Marcas Grandes Negócios

Com produtos e serviços cada vez mais competitivos e diversificados, como se diferenciar nas gôndolas dos supermercados, nas lojas de conveniência ou feiras e exposições? As pequenas e médias empresas podem praticar branding?

Leia o artigo completo em Grandes Marcas Grandes Negócios.

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