O livro publicado pela Integrare Business desvenda o mundo das avaliações de ativos intangíveis no Brasil. Ele foi escrito por quem conhece o mercado há quase vinte anos e tem experiência comprovada no mercado financeiro.

Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, o conjunto das melhores práticas relacionadas à avaliação econômica de ativos intangíveis, na visão do autor. Para tanto, ele se apóia em estudos e, sobretudo, na experiência prática de 17 anos como consultor reconhecido na área. Os temas estão organizados ao longo de uma introdução e de cinco capítulos que exploram seus fundamentos teóricos e práticos. Exemplos, ilustrações e referências teóricas sustentam os conceitos analisados.
O capítulo 1 trata dos fundamentos teóricos básicos da economia dos ativos intangíveis, esclarecendo suas principais definições e aplicações. Procura-se fornecer aos leitores um conjunto geral de recursos, que podem ser explorados depois com o estudo das fontes de pesquisa relacionadas.
O capítulo 2 é um comentário sobre os aspectos legais ligados à avaliação dos ativos intangíveis e à sua utilização formal. Também aqui se oferecem aos leitores recursos para o aprofundamento posterior da temática por meio da pesquisa.
O capítulo 3 apresenta a visão de mercado do autor a respeito dos rankings de avaliação de marcas e seus impactos na qualidade de informação ao mercado.
O capítulo 4 é um roteiro montado pelo autor com base nas melhores práticas de metodologias de avaliação, planejado para servir como subsídio para as empresas na tarefa de avaliação prática de ativos intangíveis.
O capítulo 5 por fim, se refere ao uso prático de alguns conceitos explorados, no caso ligados ao levantamento de dados. Nesse sentido, acrescenta-se um conjunto de planilhas utilizadas em caso real de avaliação de marca.
Como não se trata de um manual de compilação de leis ou de normas, o livro certamente interessará a quem lida com a pesquisa da temática: estudantes ou profissionais de direito, contabilidade e finanças, economistas e administradores, todos aqueles, enfim, que se preocupam com a importância e o significado prático do valor econômico dos ativos intangíveis.

Em Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior, Michael Porter nos ensina que em geral as empresas são diferentes, mas não diferenciadas, pois buscam formas de singularidade que os compradores não valorizam. Mas o que é ser uma empresa diferenciada?,
Uma empresa diferenciada é aquela que é reconhecida por fazer bons produtos, prestar bons serviços e sustentar as suas promessas implícitas e explícitas de forma continuada. Essas empresas costumam cobrar mais e, igualmente, valem também muito mais.
Identificar e avaliar as singularidades e seus valores materiais e imateriais é um trabalho duro, especializado e raro. Muito raro. Na sociedade do conhecimento, as empresas e seus ativos intangíveis e tangíveis precisam ser avaliados por diferentes razões. Eis o grande desafio: como valorizá-las?
Do mesmo autor de O império das marcas (1996) escrito em parceria com o jornalista Nelson Blecher, Grandes marcas grandes negócios (1997) , Presságios: o livro dos nomes (2002) e Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas(2000),este novo livro, prefaciado pelo Dr. Regis Fernandes de Oliveira, professor titular da USP, é totalmente dedicado a esclarecer as práticas conhecidas para a avaliação econômica dos ativos intangíveis.
Com esta obra, o leitor interessado na avaliação avançada de negócios tem em mãos um conjunto substancial de informações, não limitadas aos aspectos teóricos.

O livro, é publicado pela Editora Integrare Business, é resultado da experiência prática de 17 anos avaliando ativos intangíveis na GlobalBrands, o trabalho nasceu de uma sugestão de clientes, alunos, amigos e a percepção de que o mercado demandava um guia de procedimentos, e não apenas de teorias.
Garanta já o seu! O livro já está disponível para compra em livrarias como Saraiva, Cultura (foto), Livraria da Vila, Fnac, Saraiva e outras grandes livrarias.

Share
Close Menu