Eventos e Branding: o caso de Nike, Nestlé, Phillips e Ford

Os eventos cada vez mais se tornaram oportunidades de marcas falarem de perto com seus consumidores e arrebanharem novos evangelistas. Em matéria da revista IstoÉ Dinheiro, o consultor de branding e ativos intangíveis, José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands, dá sua opinião.

Leia abaixo os melhores trechos da reportagem, escrita por Danielle Sanches, ou a versão integral no site da revista.

A dona da festa

Por que grandes companhias como Nestlé, Phillips e Ford procuram a empresária Chris Ayrosa

No amplo escritório localizado na zona oeste de São Paulo, de frente para a avenida Marginal do Rio Pinheiros, uma assistente corre de um lado para o outro com um puff nas mãos, enquanto outra funcionária ajuda a arrumar as flores do vaso. Um motoboy desavisado que aparece ali por acaso é chamado para carregar um buquê de flores e o posiciona no pequeno corredor que serviu de cenário para a foto ao lado.

Cenário, aliás, é uma obsessão para a mulher que está no centro de tudo isso. Trata-se da empresária Chris Ayrosa, dona da agência Chris Ayrosa Projetos Cenográficos, que organiza eventos para as principais empresas do País. De Nestlé a Ford, de Nike a Phillips, de AmBev a Häagen Daz, todas já tiveram eventos assinados por ela.

O que fazemos é o design de experiências“, diz ela, que acaba de mudar o foco de sua empresa. O que isso significa? Cada vez mais, os eventos tornaram- se cruciais na estratégia de comunicação das empresas.

Eles ajudam a aproximar a marca do consumidor“, diz José José Roberto Martins, diretor da GlobalBrands.

Em 2008, a Chris Ayrosa Projetos Cenográficos cresceu cerca de 60%, quatro vezes mais do que a média histórica anual. Entre os novos clientes encontra-se a marca de cervejas Bohemia. Chris Ayrosa é responsável por ambientar a premiação Boteco Bohemia, que elege o melhor petisco entre os botecos de São Paulo.

Ela identificou o espírito marca desde o começo“, diz Maria Fernanda Albuquerque, gerente da Bohemia na AmBev. Para tanto, Chris procurou um detalhe típico em cada um dos bares que participaram do evento.

Reportagem publicada originalmente na revista IstoÉ Dinheiro de 13 de Agosto de 2009.

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