Fórmula certa

De olho no mercado brasileiro, a americana Clinique escolhe o Brasil para abrir sua primeira loja própria no mundo.

Nº EDIÇÃO: 655 | Estilo | 23.ABR – 21:00 | Atualizado em 24.04 – 16:22 ISTO É DINHEIRO

Antes de lançar qualquer produto, a fabricante americana de cosméticos Clinique o testa 12 vezes em 600 pessoas diferentes. Se algum desses 7,2 mil testes apresentar qualquer tipo de reação alérgica, o lançamento é cancelado e a fórmula, repensada. Esse procedimento já se tornou quase um mantra entre os funcionários da empresa, que está presente em 135 países e faz parte do prestigioso grupo de beleza Estée Lauder – dono de um faturamento acima dos US$ 7 bilhões.

59.jpg
“Ainda somos pequenos no Brasil, mas acreditamos nesse mercado”, diz Ricardo Quinteros, vice-presidente das Américas

A Clinique não revela o quanto investe em pesquisa e desenvolvimento, mas essa é de longe sua maior preocupação – o que a torna uma das grifes de cosméticos mais desejadas do mundo. Desde a fundação, em 1968, a empresa evolui para criar produtos que se igualam aos recomendados por dermatologistas, todos sem perfume e antialérgicos, para todos os tipos de pele, de todas as raças.

“Meu trabalho é criar cosméticos que antecipam o desejo das mulheres e sem os quais elas não podem mais viver”, conta Janet Pardo, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produto. Janet veio ao Brasil junto com altos executivos da empresa para o lançamento de uma nova linha de cosméticos, com dois cremes faciais e uma base, batizada de Even Better Clinical.

Os produtos custaram cinco anos de pesquisa para conseguir o que soa revolucionário: equilibrar os pigmentos da pele, tornando a cor mais uniforme e teoricamente mais bonita.

60.jpg
Janet Prado, vice-presidente de desenvolvimento, veio ao Brasil para o lançamento da linha de cosméticos
que equilibra a coloração dos pigmentos da pele

O lançamento coincidiu com a abertura da primeira loja Clinique no mundo e o lugar escolhido foi o shopping Morumbi, em São Paulo. “Além das notícias positivas sobre o País, escolhemos o Brasil porque a consumidora é sofisticada e se importa com a aparência”, conta Ricardo Quinteros, vice-presidente para as Américas.

A empresa, que inaugurou seu primeiro ponto de venda exclusivo há dois anos, com um quiosque no shopping Iguatemi, pretende abrir mais uma loja em julho no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro e está em busca de outros locais. “Ainda somos pequenos no Brasil, mas acreditamos nesse mercado”, afirma Quinteros. A empolgação do empresário se explica nos números: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento cresceu 14,6% em 2009 em relação a 2008 e movimentou R$ 24, 9 bilhões.

61.jpg
Controle: cada produto da empresa é testado mais de sete mil vezes. se um causa alergia, a fórmula é repensada

Em contrapartida, as lojas de departamento nos EUA, que representam cerca de 30% dos canais de venda do Estée Lauder, foram fortemente afetadas pela crise. Só a Macy’s, uma das redes de lojas de departamento mais tradicionais do Estados Unidos, fechou nada menos que 20 unidades desde 2008.

Uma verdadeira catástrofe para quem, como a Clinique, concentra grande parte de seus pontos de venda nesse tipo de loja. Diante da perspectiva de um encolhimento nas vendas, o Brasil se apresenta como um novo eldorado. “A Clinique é uma marca de bastante prestígio e encontra um bom público consumidor aqui”, aponta José Roberto Martins, consultor da GlobalBrands.

“Seus preços altos se justificam pelo investimento que faz em pesquisa.” A Clinique nasceu em 1968 pelas mãos de Leonard Lauder, filho de Estée Lauder. O foco da empresa é desenvolver tecnologias para cosméticos que apresentem resultados efetivos. Para se ter uma ideia, a Clinique não produz cremes para combater celulite, pois suas pesquisas sobre o tema não chegaram a resultados satisfatórios. “Nossos cosméticos não substituem uma plástica, que é um procedimento extremo, mas podem ser ótimos acompanhantes”, diz Janet. Enquanto for assim, o sucesso está garantido.

Share
Close Menu