Projeto de corporate branding BRQ IT Services

Resumo do Projeto de Corporate Branding

Sobre a BRQ

Com 15 anos de atuação em Tecnologia da Informação, a BRQ é uma das principais empresas de Serviços de TI do Brasil e referência em qualidade na entrega de seus serviços por meio de um time altamente capacitado e certificado. A solidez financeira da companhia, seu histórico de projetos e sua trajetória de sucesso credenciam a BRQ como uma das melhores opções em desenvolvimento de software, integração e manutenção de sistemas para empresas de todos os segmentos de mercado.

A empresa conta com cerca de 1.800 profissionais que desenvolvem e aperfeiçoam soluções para diferentes áreas de negócios. A parceria com importantes brands de software e hardware agrega valor aos serviços e soluções BRQ. A empresa é parceira Premier IBM e Gold Microsoft, além de ser distribuidora Adobe para as linhas de produtos LiveCycle e Flex. É também parceira da Oracle, Tango e VM Ware.

Sua política de qualidade, inclui a adoção de diferentes padrões e certificações, como o ISO 9001 e CMMI5, em todos os processos de serviços da empresa. O resultado desse trabalho é a satisfação de mais de 100 clientes ativos e o reconhecimento do mercado, que chega por intermédio de premiações e destaques em importantes rankings de tecnologia. Com eles, a BRQ é considerada uma das maiores empresas de TI do Brasil.

O que levou a BRQ a reposicionar a sua marca?

Para compreender o projeto de reposicionamento de marca é preciso, antes, levar em conta o contexto da organização antes dos trabalhos.
A BRQ atua no “B2B” (brand to business), o que faz com que as suas relações de negócios e ações de comunicação ocorram diretamente com empresas, e não com os consumidores finais, caso dos negócios “B2C” (brand to consumer).

No modelo clássico dos negócios B2B , o marketing não costuma ser um recurso regular utilizado para destacar e promover a diferenciação da imagem, a qual, normalmente, é sustentada e avaliada através dos benefícios funcionais ou operacionais dos serviços, além de uma grande influência das relações pessoais.

As empresas B2B de Tecnologia da Informação não podem ser comparadas a qualquer outro tipo de serviço, como, por exemplo, bancos, financeiras e seguradoras, que compreendem algumas semelhanças operacionais. As empresas B2B de TI, ao contrário, necessitam acomodar o movimento rápido, navegar na ambigüidade e serem abertas às transformações sistemáticas de seus modelos operacionais.

A BRQ teve um crescimento muito acelerado, sustentado pelo aumento dos seus negócios e também pela aquisição de empresas no Brasil e no exterior. Tudo isso fez com que a empresa não tivesse o tempo adequado para criar a cultura organizacional ideal. Além disso, existe também a concorrência acirrada com empresas internacionais.

Dessa forma, a BRQ passou a ter que se relacionar com muitas pessoas, administrar culturas diferentes e, ao mesmo tempo, disputar negócios com concorrentes também em desenvolvimento e até maiores do que ela.
Atualmente, o contexto de branding é amplo, e não inclui apenas os “compradores” de uma marca; aqueles que pagam pelos seus produtos e serviços. Clientes, funcionários, órgãos públicos, autoridades, ONGs, vizinhos… .Todos passaram a ser referidos como “públicos”, e são indistintamente importantes para qualquer organização que tenha pretensões sérias de desenvolvimento.

Marcela Miranda, a gerente de marketing da BRQ, havia identificado a importância e complexidade dessa realidade, e vinha animando a alta direção para os novos desafios de comunicação da empresa. Os gestores compraram a idéia, e decidiram demonstrar que a organização seria capaz de fazer ainda muito mais pelos públicos patrocinadores do seu desenvolvimento.

Como o projeto foi desenvolvido?

A primeira providência da BRQ foi selecionar uma consultoria especializada, a qual tivesse experiência em projetos de branding corporativo e pudesse apoiar a equipe de marketing.

Seguindo padrões técnicos e métodos amplamente testados, a GlobalBrands começou por formular pesquisa qualitativa de mercado, a qual serviria para identificar e avaliar as impressões dos públicos a respeito da imagem da marca BRQ no mercado. A pesquisa incluiu amostras desses públicos, compreendendo clientes e não-clientes.

Os resultados orientaram a formulação da estratégia pela consultoria, além de sustentar o programa de reposicionamento de marca da BRQ, pois foram descobertas inúmeras oportunidades de desenvolvimento em vários núcleos do negócio, incluindo: atendimento ao cliente, serviços e recursos humanos, para os quais foi formulada estratégia exclusiva de endobranding.

Além dos aspectos positivos, o cenário médio encontrado não poderia contribuir para o desenvolvimento ideal da marca e da imagem da organização perante os públicos de interesse. Isso levou a organização a rever algumas de suas práticas de relacionamento e infra-estrutura, inclusive em relação ao público interno.

A equipe de trabalho (consultoria e marketing) concluiu que seria preciso ir além da sinalização estética, por exemplo, simplesmente mudando o desenho do logotipo. Fundamentalmente, qualquer mudança seria seguida de ações, o que aceleraria o desenvolvimento ideal da imagem da marca, conforme decidido pelos gestores.
Todo o projeto foi supervisionado pela direção de marketing, a qual procurou assegurar que a estratégia seria validada praticamente pelos gestores de todos os núcleos do negócio.

O que foi o reposicionamento de marca?

Muito mais do que o compromisso de diferenciação assumido, tratou-se de um conjunto de ações planejadas e organizadas, em todas as unidades de negócios da BRQ. Essas providências contam com o envolvimento de todos os colaboradores, os quais passaram a colocar os públicos da BRQ no centro dos seus objetivos e atividades.

Qual é o sentido do novo logotipo?

Existem muitas mudanças estruturais ainda em execução na BRQ. Algumas serão percebidas rapidamente, enquanto outras demorarão um pouco mais para aparecer. Vamos nos lembrar que a organização não está apenas comunicando uma mudança estética: ela está mudando estruturalmente!

Como a organização quer e irá mudar, foi encomendado um novo logotipo, como um símbolo dessa transformação, que visa tornar mais clara e coerente a comunicação da BRQ, aproximando o ser e o parecer.
A Kriando foi a responsável pela nova forma, moderna e em maiúsculas. É simples e comunica uma BRQ sólida, tecnológica e criativa. Uma BRQ feita de pessoas, desafios e superação.

Logos BRQ IT Services - Anterior e novo logo, parte do projeto de reposicionamento de marca e branding.

A cor azul já estava presente no logotipo antigo. Ela, agora, tem a companhia do laranja, uma tonalidade escolhida pelo seu brilho e força, e que indica a energia da equipe BRQ. Além disso, a perna do Q na cor laranja é um elemento distintivo que confere maior elegância, legibilidade e modernidade ao conjunto. Foram investidas mais de 200 horas de trabalho, apenas no processo de design do novo logotipo.

E esse “B” invertido?

Trata-se de um recurso gráfico para distinguir o logotipo de uma marca valiosa, que, em linhas gerais, é muito simples já que tem apenas três letras. Embora o tom laranja seja também um elemento de destaque, ele se perde nas publicações monocromáticas. O B invertido destaca a assinatura sob todas as condições.

Ele indica de forma sutil, e permanentemente, que a BRQ é capaz de ousar e pensar de modo diferente. De um pequeno recurso gráfico, a letra “B”, procurou-se sinalizar essas competências. O recurso foi a última decisão de design no que toca ao logotipo. O fato de essa recomendação ter sido aceita e aprovada para implementação comprova também a dose de irreverência que faz parte do DNA da BRQ, e que se demonstra no forte crescimento ao longo destes 15 anos.

O que vem agora?

A execução de um programa consistente de branding, basicamente estruturado em medidas operacionais internas, na adoção de uma nova linguagem organizacional, na capacitação e motivação da equipe e de um programa de longo prazo de comunicação sustentado nas realizações da BRQ e na sua capacidade de continuar evoluindo.

Durante 2008 e 2009 serão adotados inúmeros recursos gerenciais avançados, inclusive no desenvolvimento de métricas qualitativas e quantitativas de avaliação dos recursos de capital intelectual da organização.

Ficha técnica do projeto

Pesquisa, planejamento e execução: Gerência de marketing da BRQ
Planejamento estratégico e reposicionamento de marca: GlobalBrands Consultoria
Design: Kriando Comunicação

Para saber mais, ligue para Marcela Miranda, gerente de marketing institucional. (55 11) 2126-7000.

Visite o site: www.brq.com

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