Slogans e marcas continuam na mídia – Gazeta Mercantil

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Por Sheila Horvath – Gazeta Mercantil/Finanças – 04 de novembro de 2008

Slogans e marcas continuam na mídia

São Paulo, 4 de Novembro de 2008 – Roberto Setubal, presidente executivo da nova instituição Itaú Unibanco Holding, e Pedro Moreira Salles, presidente do conselho administrativo da empresa, afirmaram que apesar da fusão entre Itaú e Unibanco, anunciada ontem, por enquanto não haverá mudança nos logos e slogans das marcas. O mesmo ocorre em relação às agências de publicidade que atualmente atendem os bancos – DM9DDB, DPZ e Africa para Itaú e F/Nazca S&S para o Unibanco. Os dois executivos garantiram que não haverá nenhuma mudança no momento.

Para o principal executivo da GlobalBrands, José Roberto Martins, o Itaú deve sobrepor a marca Unibanco. “Acredito que haverá um período de transição técnica que deve durar cerca de dois anos. Paralelamente a isso, acontecerá o realinhamento da comunicação, mas não há dúvidas que a marca do Itaú é muito mais consistente que a do Unibanco“, afirma o executivo. O diretor executivo da BrandFinance, Gilson Nunes, concorda, mas diz acreditar que esse período será de três a cinco anos. “O Unibanco é uma marca forte e o Itaú deve fazer a transição de uma forma tal para não perder a base de clientes do Unibanco“, afirma Nunes. Ele lembra que alguns correntistas da instituição podem oferecer uma certa rejeição ao Itaú.

Na lista das 100 marcas mais valiosas do Brasil, feita pela BrandFinance, o Itaú está na 6ª posição com um valor de marca de R$ 6,3 bilhões, enquanto que o Unibanco figura na 41ª colocação com um valor de marca de R$ 1,7 bilhão. “O desafio é fazer a transição de forma a somar esse valor do Unibanco e fortalecer a marca Itaú“, diz Nunes. Para Martins não há chances de compartilhamento das marcas. “Não vejo o Unibanco por muito tempo no mercado“, diz.

A DM9DDB é responsável pelo atendimento das áreas de previdência, seguro vida e autos, investimentos, pessoa jurídica, crédito e conta corrente. Já a conta institucional fica com a Africa (Grupo ABC), que também atende Conveniência, Fundação Itaú Social, Itaú BBA e Itaú Institucional Exterior. Já a DPZ responde por Itaú Personnalité, Private Bank, Cartões de Crédito, Investidores Institucionais, Itaú Corretora, Tesouraria, Itaú Consórcio e Taií.

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