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Blog Archives

Advocacia, auditoria e contabilidade: quanto valem as marcas?

Quanto valem as marcas de auditorias, contabilidade e advocacia.

As marcas mais caras do mundo

As marcas mais caras do mundo pela Markables e GlobalBrands

Marcas Itaú, Bradesco e Dolce&Gabbana em Paraíso Fiscal

Parte I – Marcas no paraíso fiscal de Luxembrugo 1. Introdução Normalmente o que vemos pode não ser a realidade. Observe mais uma vez a imagem que ilustra esse texto,... Read more»

Métodos para Avaliar Ativos Intangíveis

Conheça os principais métodos de avaliação de intangíveis.

O que é avaliação de marcas

A avaliação de marcas deve ter um propósito específico, beneficiando as empresas e os seus públicos.

O que é posicionamento de marca?

Branding é posicionar a marca com inteligência.

Cursos de branding, comunicação e avaliação de marcas

Conheça a startup do professor José Roberto Martins para os cursos de branding e comunicação de marcas. Já estão à venda os seguintes cursos: 1. Não tenho marca. E agora?… Read more»

Marca Uber é melhor que a genérica táxi.

Uso táxis aqui e acolá há muito mais tempo que o serviço Uber. Em Manhattan parecemos aqueles bonecos de borracharia, agitando as mãos na esperança que os táxis parem e,… Read more»

Reputação e Técnicas de Branding

Em 2014 vimos a explosão do fenomenal escândalo do pagamento de propinas envolvendo as maiores construtoras do país em licitações da Petrobras. Esses pagamentos, segundo a Justiça Federal, beneficiaram políticos… Read more»

Avaliação de ativos intangíveis do mercado financeiro

O consultor da GlobalBrands, José Roberto Martins, mostra o que os casos Standard Chartered e Korea First Bank podem ensinar sobre avaliação de marcas e ativos intangíveis no mercado financeiro

Cuidados e Benefícios Legais dos Ativos Intangíveis

Saiba mais benefícios legais dos ativos intangíveis.

CBN Mundo Corporativo: Entrevista com Jose Roberto Martins sobre branding e avaliacao de marcas

A origem das Marcas Branding no JO SOARES

Especialistas criticam guerra de musas das cervejas: é muito clichê

Alinne Moraes e Megan Fox, “musas” das propagandas das cervejarias Devassa e Brahma, não devem causar impacto significativo nas vendas dos produtos já que as campanhas com o artifício “mulher gostosa” não causam mais impacto no consumidor.

Fracassou estratégia de RP para salvar a “marca” Eike Batista.

Fechamento do capital da LLX foi tentativa de juntar os cacos e recomeçar do jeito certo, nas mãos de outros administradores. © 2013 José Roberto Martins "Devo colocar meia dúzia... Read more»

Em 2013 PIB dos EUA aumentará 500 bilhões de dólares com ativos intangíveis

De acordo com notícia publicada no site ZeroHedge o PIB dos EUA aumentará cerca de 3% em julho de 2013 por conta da inclusão dos ativos intangíveis nas contas públicas.

Coty e L’Oreal tem interesse em comprar a Jequiti

O valor estimado de US$500 milhões me pareceu modesto. Coty e L´Oreal não estão de olho na marca, mas sim ekm outros ativos intangíveis como infraestrutura de distribuição da Jequiti… Read more»

O valor intangível dos negócios na vida líquida.

José Roberto Martins e Regis de Oliveira estarão juntos para um encontro na Casa do Saber. Debateremos a visão de Zygmunt Bauman sobre o novo valor das coisas na sociedade de… Read more»

Natura defende seu território no que julga o uso de plágio pela Jequiti

Para Conar, linha da Jequiti é plágio 22 de agosto de 2012 Categoria: Agenda, Análise, comércio, Consumo, Empresas Fernando Scheller O Conselho Nacional da Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou uma representação da Natura e determinou… Read more»

Fracassa estratégia de RP para alavancar a “marca” Eike Batista.

Fechamento do capital da LLX é tentativa de juntar os cacos e recomeçar do jeito certo. Mais surpresas devem estar a caminho. Veja no Estadão de 31/7/12: Em meio a crise,… Read more»

Marca Riachuelo quer ser vinho fino

Reposicionamento de marca. Riachuelo executa projeto de branding para dar um up na imagem da marca. Vai dar para competir com as marcas internacionais que estão chegando?

Você colocaria meia dúzia de ovos na cesta de Eike Batista?

Leia a crítica de José Roberto Martins sobre a estratégia de comunicação do grupo EBX na revista BrandTrends.

Reposicionar a marca Granado

Marca Granado reposiciona toda a linha de embalagens. Existe branding nesse projeto?

Duloren adota estratégia arriscada de branding e comunicação da marca

Duloren causa polêmica com campanha sobre pacificação na Rocinha Com o slogan “Pacificar foi fácil. Quero ver dominar”, peça publicitária mostra policial caído em laje no alto da comunidade Carla… Read more»

Seara dispara estratégia de branding com as marcas da BRF

Seara tenta conquistar consumidor com marcas alheias Seara ficou com fábricas e marcas da BRF O frigorífico Marfrig diz há tempos que sua prioridade é expandir sua pegada no varejo…. Read more»

BrandTrends Journal – Revista de Branding do Observatório de Marcas

Confira insights interessantes em branding e marcas na revista BrandTrends Journal, revista científica de acesso livre, organizada pelo Observatório de Marcas

GlobalBrands enxerga grande desafio para salvar a imagem da marca Costa Cruzeiros

Próximos passos irão definir dano à imagem. Brasil Econômico – 17/01/2012 Para especialistas, comunicação pode minimizar prejuízos à marca Costa Carolina Pereira Um acidente como o ocorrido com o navio da… Read more»

Chevron demorou para falar. José Roberto Martins vê banalização de escândalos.

Mesmo com informações contestadas, nenhum executivo da companhia veio a público para explicar acidente na Bacia de Campos.

Palestra de José Roberto Martins no Chile

José Roberto Martins, experto en Branding de la USP: “La marca Chile es muy respetada en Brasil” La Asociación Nacional de Avisadores y la Universidad Mayor organizaron seminario de Comunicación… Read more»

Martins fará palestra no Chile sobre o valor dos ativos intangíveis e o branding no Brasil

Em 23 de agosto de 2011 acontecerá em Santiago, no Chile, o III Coloquio Franco Latinoamericano de Comunicación, que este ano terá como tema: “La Comunicación Estratégica de las Marcas:… Read more»

Banco do Brasil x Roche. Qual das duas empresas comunica melhor os seus ativos intangíveis?

Li por acaso o “Relatório de Sustentabilidade 2009″ da empresa Roche. Ao tratar dos ativos intangíveis na página 108, somos informados que: “A Roche está em permanente transformação. Como uma… Read more»

Venda de marcas deixa Brasil Foods órfã na classe C

Françoise Terzian BrasilEconômico 15/07/11 15:58 De todas as 12 marcas que a Brasil Foods (BRF) terá de se desfazer a partir de 2012, as que mais farão falta na sua… Read more»

7 dicas para escolher o nome certo para sua empresa

Marketing | 07/07/2011 06:10 Confira dicas de um especialista para dar um nome vencedor para o seu negócio São Paulo – Criar um bom nome para um negócio não é tarefa... Read more»

O domínio silencioso das marcas

Dez grupos já dominam 70% do consumo 10/07/2011 Com a concentração nos setores de alimentos, bebidas, higiene e limpeza, dez grandes empresas já detêm 70% das compras de supermercado dos… Read more»

Avaliação da marca Onodera

EXAME.com Finanças | 27/05/2011 08:00 Como empreendedores podem valorizar bens intangiveis de uma empresa? Eles são as marcas, patentes e a carteira de clientes O físico Lauro de Lauro, de 51… Read more»

Você sabia que em 2008 (quando quase quebrou) a marca Sadia valia quase o dobro da marca Perdigão?

Em ranking de avaliação de marca publicado em 2008, a marca Sadia foi valorada em R$4,02 bilhões, enquanto a Perdigão o foi em R$2,7 bilhões. Conheça outras contradições dos rankings… Read more»

Como derrubar o valor de uma empresa

Os passos que levaram ao encolhimento da Parmalat no Brasil e a aproximaram de um desfecho praticamente inevitável – a venda para uma concorrente LUCAS AMORIM, Revista EXAME Gestão | 04/02/2010… Read more»

Syngenta estreia nova arquitetura de marca

Empresa suíça contratou a Landor para dar mais visibilidade institucional à sua marca ROSEANI ROCHA| »MEIO&MENSAGEM 25 de Abril de 2011 Para ajudá-la na missão de aumentar a percepção institucional… Read more»

C&A se fortalece para enfrentar rivais europeias

Rede britânica Topshop estreia no Brasil neste ano; H&M, para qual Gisele acaba de realizar uma campanha, deve ser a próxima Claudia Facchini, iG São Paulo | 28/04/2011 05:00 Semanas… Read more»

Capital intangível: guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis

O quinto livro de José Roberto Martins, um guia imperdível. Disponível na Amazon Books, Kindle PC e Mac, iPad e iPhone.

Casa do Saber

Projeto de Branding

Anglo

Avaliação de Marca

Embrapa

Avaliação de ativos intangíveis e branding

Listas de valor das marcas falharam

Mais valiosa, marca Itaú deve ‘engolir’ Unibanco, dizem especialistas.

Ele alcançou o topo

O brasileiro Nicandro Durante acaba de se tornar presidente mundial da British American Tobacco, uma gigante de US$ 65,5 bilhões. Em entrevista exclusiva à DINHEIRO, ele conta como chegou lá… Read more»

Investimento em marketing bate recorde em grandes companhias

Investimento em marketing bate recorde em grandes companhias

LG de volta ao jogo

A LG Display desembarca no Brasil e ocupa o espaço deixado pela LG Philips no mercado. Mas a empresa garante: uma coisa nada tem a ver com outra.

Casas Bahia e Pão de Açúcar testarão diferenças de estilos

Novo acordo aumenta a influência dos Klein na sociedade e cria mais uma prova à parceria 02/07/2010 | 10:41 PORTAL EXAME São Paulo – Mesmo com o novo acordo entre Pão… Read more»

Os templos das montadoras

Como os museus ajudam a preservar a história das marcas de carros e agregam valor aos produtos. Nº EDIÇÃO: 610 | 17.JUN – 10:00 | Atualizado em 03.03 – 14:20… Read more»

Bola da Copa 2010 é protagonista de branding

Uma bola na marca do pênalti. Jabulani, a bola oficial da Copa, recebe uma enxurrada de críticas, mas o que está em jogo é a rivalidade entre as fabricantes de… Read more»

Uma bola na marca do pênalti

Jabulani, a bola oficial da Copa, recebe uma enxurrada de críticas, mas o que está em jogo é a rivalidade entre as fabricantes de material esportivo. Nº EDIÇÃO: 661 |… Read more»

Uma fusão com a cara de Lula

Na hora de unir Sadia e Perdigão, foi o presidente quem empurrou a bola para o gol, consolidando o modelo das grandes multinacionais brasileiras, abençoadas pelo BNDES. Nº EDIÇÃO: 606… Read more»

Turma da Mônica em mandarim

Prestes a completar 50 anos de carreira, Mauricio de Sousa avança sobre o mercado chinês e bate recordes no mundo dos quadrinhos. Nº EDIÇÃO: 605 | 13.MAI – 10:00 |… Read more»

Nestlé

Avaliação de Marca para Nestlé Foods.

Puma pretende carimbar gols brasileiros com sua marca

28/04/10 14:24 Brasil Econômico A Puma está contando com a seleção brasileira para fortalecer sua posição na disputa pelo mercado das roupas e acessórios esportivos. A empresa, que ontem divulgou… Read more»

Fórmula certa

De olho no mercado brasileiro, a americana Clinique escolhe o Brasil para abrir sua primeira loja própria no mundo. Nº EDIÇÃO: 655 | Estilo | 23.ABR – 21:00 | Atualizado… Read more»

Branding Fashion: O lado B da hermès, grife de moda francesa

A IstoÉ Dinheiro fez uma matéria sobre a iniciativa da Hermès, tradicional grife francesa, em abrir uma loja voltada exclusivamente ao público masculino em Nova York e José Roberto Martins, diretor e especialista em branding da GlobalBrands, foi um dos convidados a comentar o assunto. Confira trechos do artigo abaixo. Ou integralmente no site da revista.

Avaliação de Marcas e Ativos Intangíveis Bloomberg

Vale a pena rever: Branding e ativos Intangíveis, em entrevista de José Roberto Martins para a Bloomberg, canal especializado em negócios e economia. Veja o vídeo abaixo, que também está… Read more»

Parmalat: Como derrubar o valor de uma empresa

Os passos que levaram ao encolhimento da Parmalat no Brasil e a aproximaram de um desfecho praticamente inevitável – a venda para uma concorrente. Por LUCAS AMORIM | 04.02.2010 |… Read more»

Branding e RP: Como fica a imagem da marca UNIBAN depois do caso Geisy Arruda?

Em matéria da Revista Administradores, uma análise dos erros de branding e relações públicas da UNIBAN no caso Geisy Arruda, contando com participação de José Roberto Martins, diretor da GlobalBrands.

Branding: a virada da Nextel

Em matéria da revista IstoÉ Dinheiro, José Roberto Martins, especialista em branding e ativos intangíveis da GlobalBrands, dá sua opinião sobre a estratégia de branding e o reposicionamento da marca Nextel. Confira.

A Mesbla voltou

Conforme Dinheiro antecipou, uma das marcas mais conhecidas do varejo brasileiro renasce com uma loja virtual. Nº EDIÇÃO: 629 | 28.OUT – 10:00 | Atualizado em 20.02 – 19:31 ISTO… Read more»

Branding Digital: Os riscos na volta da marca Mesbla na internet

Ricardo Mansur, tenta ressuscitar a marca Mesbla nn internet. A operação de transição do branding Mesbla de um ambiente offline para um ambiente de branding digital envolve muitos riscos. Saiba o que pensam especialistas em marcas e varejos sobre o assunto.

Um empresário de visão

O jovem Marcos Amaro vai criar a Op Art, uma grife brasileira de óculos de luxo. Os clientes enxergarão com bons olhos? Nº EDIÇÃO: 621 | 02.SET – 10:00 |… Read more»

Negócios e Ativos Intangíveis no mercado de seguros: Itaú Unibanco se associa à Porto Seguro

Depois de movimentar o mercado financeiro com sua formação, o Itaú-Unibanco dá mais um passo ousado e fecha acordo com a Porto Seguro para formar uma seguradora gigante no mercado. O banco está mandando um recado à concorrência. É o que diz o especialista em ativos intangíveis José Roberto Martins.

Sobreposição de marcas: desafio no marketing da Brasil Foods

A BRF (Brasil Foods), empresa surgida da fusão da Sadia e da Perdigão terá muitos desafios. Evitar que as marcas do portifólio das empresas anteriores se sobreponham é um dos mais sensíveis. Veja o que pensam especialistas de negócios em varejo e de branding.

Eventos e Branding: o caso de Nike, Nestlé, Phillips e Ford

Os eventos cada vez mais se tornaram oportunidades de marcas falarem de perto com seus consumidores e arrebanharem novos evangelistas. Em matéria da revista IstoÉ Dinheiro, o consultor de branding e ativos intangíveis, José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands, dá sua opinião.

E a marca Airbus?

Airbus é uma marca importante, mas as suas práticas de branding merecem reflexão. Talvez, um exemplo a evitar por empresas que desejam criar marcas valiosas.

Chapecó

Avaliação da marca para recuperação judicial.

Branding e Negócios: Extra Eletro, Ponto Frio ou ambos?

Matéria no site Supermercado Moderno destaca opinião do consultor de branding e fundador da GlobalBrands, José Roberto Martins, sobre a compra do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar. Acompanhe.

A ambição de Tania Bulhões

Ela quer transformar sua grife de perfumes em sinônimo de luxo. O objetivo é ganhar musculatura para depois vendê-la; Nº EDIÇÃO: 558 | 11.JUN – 10:00 | Atualizado em 10.02… Read more»

Estratégia e Branding: Pão de Açúcar compra Ponto Frio

O mercado debate o impacto da compra do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar. Além de questões relacionadas a branding e ativos intangíveis, as táticas de negócios das empresas são temas importantes a serem conferidos.

Como tornar o Ponto Frio novamente lucrativo

Muita coisa foi resolvida com a aquisição pelo Pão de Açúcar, mas o Ponto Frio ainda tem diversos desafios a enfrentar. Por Giseli Cabrini | 09.06.2009 | 9h38 PORTAL EXAME… Read more»

Branding: Marca Sharp volta ao Brasil

Em artigo da IstoÉ Dinheiro, o consultor de branding José Roberto Martins analisa a volta da Sharp Brasil: posicionamento da marca Sharp é fundamental para o seu renascimento no Brasil.

Branding – Sobre o nome Brasil Foods

Em artigo de Neila Baldi para a Gazeta Mercantil de 20 de maio de 2009, a estratégia de branding que acompanha a fusão da Sadia e Perdigão, é analisada por especialistas em posicionamento de marcas, que comentam a decisão de manter o S no nome em inglês Brasil Foods, além de outras questões ligadas ao posicionamento de marca.

Compra da Sadia pela Perdigão

Em podcast da Folha Online, José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands comenta dos benefícios e desafios da fusão da Sadia e da Perdigão em Brasil Foods. Leia trecho do texto introdutório abaixo e ouça o podcast no site da Folha.

Branding – Exame TV analisa fusão da Sadia e Perdigão formando Brasil Foods

Branding e negócios: em matéria da Exame TV, uma análise do impacto da fusão da Sadia e Perdigão no mercado e nas gôndolas do supermercado. Assista ao vídeo.

Perdigão compra a Sadia

Marca Sadia, “a mais valiosa” segundo as listas de valor das marcas, é engolida pela eficiente Perdigão.

TIM absorve ativos da marca Intelig e aposta em novo posicionamento de branding

Em artigo para o site Nós da Comunicação, José Roberto Martins, especialista em branding e fundador da GlobalBrands, comenta a compra da Intelig pela TIM e dinâmica do mercado de telecomunicações.

José Roberto Martins conversa sobre as marcas com Jô Soares

Em entrevista ao Jô Soares,José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands fala sobre branding e os significados de marcas e nomes.

Rankings inúteis sobre o valor das marcas dos bancos

Na revista Executivos Financeiros, José Roberto Martins critica as listas de valor das marcas de bancos, lembrando que muitas brilhavam como mais valiosas, mas estavam podres por dentro.

José Roberto Martins fala na Record News sobre branding e ativos intangíveis

Em entrevista ao Economia e Negócios, do canal Record News, José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands fala sobre branding e ativos intangíveis analisa o impacto da crise sobre as marcas.

Infraestrutura pode salvar branding da GM no Brasil

José Roberto Martins sustenta que a General Motors pode se manter no Brasil desde que proteja a infraestrutura da marca no Brasil. Marcas cujas matrizes sofreram problemas sobreviveram no país devido ao alto valor de suas marcas e manutenção da eficiência.

Smart é branding bem produzido

Smart é produto inteligente, do produto ao branding. Preço elevado e dose exagerada de prestígio, entretanto, comprometem sua lógica. Risco é repetir o fiasco do Classe A.

Capital intangível e a economia do conhecimento

Investir em PD&I é solução para a crise econômica global. José Roberto Martins, da GlobalBrands, acredita que as empresas ligadas aos projetos de pesquisa e inovação podem criar os empregos desejados na economia do conhecimento.

Branding: Sadia e Perdigão podem unir suas marcas

A marca Sadia é sinônimo de qualidade e liderança. Perdeu-se na crise financeira mundial ao trocar os benefícios do longo prazo pelas vantagens financeiras da administração ineficaz. A Perdigão poderia ser a solução doméstica ideal.

Intangíveis: Proposta de senadora norte-americana para ajudar empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Senado americano quer valorizar ativos intangíveis no pacote de recuperação econômica do presidente Barak Obama.

Livros Branding e Grandes Marcas, Grandes Negócios na Revista Administrador Profissional

A revista Administrador Profissional, edição 273, destaca 2 livros escritos por José Roberto Martins, fundamentais para se entender branding, valor de marcas e ativos intangíveis. Confira.

Capital intangível e a nova economia

Proposta de tratamento dos recursos de PD&I no plano de recuperação da economia dos Estados Unidos

Branding: Para estimular turismo, Paraná cria 11 marcas

O Estado do Paraná cria 11 marcas a fim de estimular o turismo no estado. José Roberto Martins opina que, à exemplo da marca Brasil, é preciso que haja sustentação dos valores da marca, na prática.

Arno – Avaliação da marca e branding

Notas sobre o projeto de avaliação de marca e branding Arno para o Groupe SEB.

Crise: A desculpa (dos incompetentes)

José Roberto Martins, destaca texto do consultor Luciano Pires, criticando empresas que utilizam a crise como desculpa para a incompetência e a incontinência administrativa. Empresas que não fazem idéia de branding, ativos intangíveis e o valor das suas marcas.

Pitanguy vem de fora – O valor da marca Pitanguy, na IstoÉ Dinheiro

José Roberto Martins, consultor da GlobalBrands, opina na IstoÉ Dinheiro, sobre a marca Pitanguy: “não basta ter uma marca valiosa em cosméticos. É preciso que o projeto seja bem desenvolvido, ou então o valor da marca não será alcançado plenamente.”

IBEP – Companhia Editora Nacional

Auditoria de Marca.

8 links para entender branding

O que é branding? Está é uma pergunta frequente em salas de aula e também nas salas de reuniões de empresas de todos os portes e mercados. Para ajudar a respondê-la, separamos 8 links – 6 artigos e 2 sugestões de livros – para entender branding.

Branding: Qual é a marca do jeans? Tavez aposenta marca Santista

José Roberto Martins, opina na revista IstoÉ Dinheiro, sobre a decisão da Tavex em aposentar marca Santista e os efeitos sobre o valor de marca e branding da empresa.

Desaceleração e Crise Econômica: Só os bons sobrevivem – Revista Venda Mais

José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands e professor de branding da FAAP/SP responde à pergunta “Vamos passar por um período difícil na Economia, mas isso é tão ruim assim?” e opina sobre o mercado na matéria Desaceleração, na revista Venda Mais.

Brand equity in Brazil

No artigo Brand equity in Brazil, em inglês, José Roberto Martins comenta a respeito das dificuldades e oportunidades para a criação e comunicação de marcas no Brasil. The market in… Read more»

João Zangrandi tenta emplacar marca DeLonghi

Marca italiana DeLonghi tenta desbancar Arno, Walita e outras no Brasil. No artigo O empreendedor do lar, José Roberto Martins, da GlobalBrands, opina: “DeLonghi enfrentará dois tipos de concorrentes, quase… Read more»

A galinha do vizinho

Neste artigo de 1996, José Roberto Martins explica os princípios para a criação, comunicação e gestão de marcas. Defende que as empresas precisam investir nas suas competências de modo contundente.

Valor das marcas

Artigo pioneiro de José Roberto Martins, em 1995, defendendo a valorização das marcas e a sua utilização como lastros em operações de captação financeira.

Branding para pequenos e médios anunciantes

Artigo para a revista Mercado Global, da Rede Globo, no qual José Roberto Martins dá direções para a comunicação de marcas dos pequenos e médios negócios.

Brand Equity no Brasil

Brand equity é um conceito avançado de gestão de marcas. Ele ainda não é praticado pela maioria das empresas brasileiras, e até mesmo para a gestão e promoção da “marca Brasil”. Artigo publicado em Portugal em 1998 pela revista Marketeer.

Comunicação ineficaz de marcas na crise

Empresas como Sadia e Aracruz se comunicaram de modo ineficiente quando a crise as afetou. Só quando pegas de calças nas mãos é que vieram dizer o que acontecia. Saiba o que dizem os especialistas.

Santander eliminará a marca Banco Real

Mesmo sendo uma marca bastante valorizada, a marca Banco Real dará lugar à marca Santander. O que importa para os consumidores é que o Santander consiga superar a imagem da marca substituída.

Demissões na fusão Itaú-Unibanco são inevitáveis, dizem especialistas – Guia do Investidor

Especialistas comentam sobre consequências da fusão Itaú e Unibanco no Guia do Investidor, do Portal Exame. José Roberto Martins, especialista em branding da GlobalBrands, opina sobre o que acontecerá com as duas marcas.

Itaú e Unibanco anunciam fusão – Diário de Natal

Em notícia no Diário de Natal, consultor da GlobalBrands opina que o que será visto nas agências, após o período de transição da fusão Itaú e Unibanco – estimado cerca de dois anos – será o nome do Itaú.

Slogans e marcas continuam na mídia – Gazeta Mercantil

Em entrevista à Gazeta Mercantil, executivo da GlobalBrands afirma não ver chances de compartilhamento de marcas: “O Itaú deve sobrepor a marca Unibanco.”

Fusão Itaú e Unibanco – Folha de Pernambuco

(Para ler este texto em PDF, clique aqui.) Folha de Pernambuco – 04 de novembro de 2008 Maior impacto será sobre bancos privados A fusão dos bancos Itaú e Unibanco… Read more»

Novo Itaú é desafio impressionante para Bradesco

Marcas devem conviver por ao menos 1 ano.

Itaú deverá arquivar a marca Unibanco

Com fusão Itaú-Unibanco, bancos devem investir mais em suas marcas.

Os segredos da marca Tigre

Marca Tigre tem os seus segredos de branding revelados a Época Negócios

Branding – O reposicionamento da Kipling

Em artigo da revista IstoÉ Dinheiro de outubro de 2008, o especialista em branding José Roberto Martins opina sobre o resposicionamento de marca da Kipling.

Clima de crise alimenta desconfiança de marcas famosas

Em clima de crise, empresas não fazem comunicação e alimentam desconfiança.

G1 da Google é grande desafio de branding

Demorou, mas a marca Google chegou aos bens tangíveis.

Itaú divulga o valor dos seus ativos intangíveis

Itaú avalia ativos intangíveis

Franquias: quanto valem

Artigo de 1995 para o jornal da Associação Brasileira de Franchising, ponderando a respeito dos aspectos intangíveis na valorização das marcas.

A Árdua Valorização do Café Brasileiro

Este artigo trata das peculiaridades do mercado brasileiro de café, Sugere a adoção das práticas de branding para o produto e incita a cadeia de negócios do café para se equipar competitivamente.

Brand Equity e o Valor das Marcas

Observações sobre metodologias para cálculo de brand equity e valor de marcas.

O valor de lista das marcas não vale

Diversos ativos intangíveis influenciam o verdadeiro valor das marcas.

Avaliação de Ativo Intangível

Para procedimentos junto ao CADE.

Tokio Marine Seguradora Estratégia de Branding

Conheça o projeto brasileiro de Corporate Branding para a maior seguradora do Japão.

Grêmio Futebol PortoAlegrense

Projeto de branding e avaliação de marca do time gaúcho.

Contém 1g – Avaliação da Marca

GlobalBrands avaliou a marca Contém 1g.

UNAERP – Avaliação de Marca e Branding

Notas sobre o projeto para a Universidade.

Projeto de corporate branding BRQ IT Services

Resumo do projeto de Corporate Branding para a BRQ IT Services.

Senac – Brand Equity

A GlobalBrands avaliou o Brand Equity do SENAC Nacional.

Moulinex – Avaliação de Valor da Marca

A GlobalBrands avaliou o valor da marca da Moulinex. Em breve, mais detalhes sobre a avaliação.

Onodera – Avaliação da Marca e Branding

Notas sobre o projeto para a Onodera Estética.

Ceratti – Valor da Marca e Brand Equity

GlobalBrands avalia marca e institui projeto de branding para tradicional marca de alimentos.

Avaliação de Marcas e Empresas

Metodologias e circunstâncias para avaliação de marcas

Banco do Brasil Avalia a Marca

Notas sobre a avaliação da marca Banco do Brasil

Zaeli Avaliação da Empresa, marca e branding

Notas sobre o projeto da Marca Zaeli, produtos alimentícios.

Leilão judicial da marca Mappin

Controladores destroem a marca Mappin e leilão judicial não conseguirá salvá-la

A arte de vender livros

Como Pedro Herz transformou a Livraria Cultura numa máquina de lucros, que cresce 30% ao ano e deve faturar R$ 200 milhões em 2007 Nº EDIÇÃO: 523 | Personagem |… Read more»

Diamante lapidado

Entrevista de José Roberto Martins para a revista da Rede Record, na qual opina a respeito do árduo e compensador trabalho de criação e gestão de marcas.

Livros

Gerdau e o valor da marca

Gerdau avalia marca e “inova” no mercado de capitais.

Gerdau – Valor Econômico

O intangível acabou ofuscando os bons resultados da Gerdau no primeiro trimestre. O aumento do pagamento de royalties pagos aos controladores pelo uso da marca, que foi informado anteontem ao… Read more»

Keep Branding – Johnnie Walker executa Bom Projeto de Branding

A peregrinação da marca Johnnie Walker rumo a sua lógica.

Clonar a Rede Globo é Violação de Direitos Intangíveis?

Um caso recente, e que tem tomado amplo espaço na mídia, mereceu minhas reflexões a respeito de possível licenciosidade no campo da violação dos direitos de criação intelectual, além de outras variações relacionadas aos bens classificados como intangíveis.

Uma Nova Matemática Para Uma Nova Economia

O que há de errado com o método pelo qual as empresas fazem sua contabilidade há mais de 500 anos?

O Capital Intelectual: Ativo das Empresas

As corporações mundiais estão se tornando mais conscientes da importância do capital intelectual e outros ativos intangíveis.

Modelo José Roberto Martins de Criação de Nomes

Conheça nosso modelo de criação de nomes.

É Intangível e Essencial

Franquias, licenças, direitos e invenções são ativos intangíveis ajudam a sustentar os atributos que transformaram o nome em uma referência de mercado.

Boni e Rede Globo – Quanto “Bonis” Vale a sua Empresa?

Quase ninguém se atreve a ignorar que o Boni é o pai de uma lista imensa de idéias que ditaram quase tudo o que ainda se faz em TV no país.

Gestão do Conhecimento – As lições dos Pioneiros

19 entre 20 participantes em seminários de gestão de conhecimento diz respeito a utilizar melhor o conhecimento existente ou medir a performance.

Curso de avaliação de ativos intangíveis

José Roberto Martins ministra curso de avaliação de ativos intangíveis para peritos judiciais e consultores no Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Unibanco troca a roupa

Projeto estranho de branding tenta dar sentido ao Unibanco. Proposta de posicionamento revela incoerência, e não ajudará a organização a alcançar os resultados desejados.

Marketing de resultados

Livro ensina como avaliar e rentabilizar os investimentos em comunicação. Por José Roberto Martins  | 09.08.2005 RESENHA REVISTA EXAME Uma das questões decisivas do marketing nestes tempos diz menos respeito à preocupação… Read more»

Panvel tenta ser marca de prestígio em perfumes

Nem todos os modelos de branding dos outros servem para nós. Toda marca tem a sua lógica e desconhecer os limites de cada uma pode levar a projetos de branding sem sentido.

Preço, Custo ou Valor de Marca? Medindo Corretamenta o Intangível

Neste artigo, José Roberto Martins, fornece dicas valiosas sobre as formas de avaliação do valor das marcas.

Preço, custo ou valor da marca

Artigo de referência de José Roberto Martins na Revista do Anunciante da ABA. Práticas da GlobalBrands são explicadas e demonstram aspectos básicos relevantes para a avaliação das marcas e demais ativos intangíveis.

Pepsi Twist atropela a Coca

Pepsi Twist inova em diferenciação de produto que deveria ser explorada pela Coca Cola. Branding eficaz também posiciona a marca em vantagem.

Parmalat vai se reinventando para sobreviver

A marca Parmalat é um sucesso entre os consumidores brasileiros. Mas nem sempre o reconhecimento é capaz de suportar a má gestão, especialmente quando os limites da marca não são respeitados.

O nome do dono como marca

O nome do dono ainda é um bom recurso de marca para novos negócios. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar, prestando muita atenção ao registro legal.

McDonald´s ganha com branding social

Mc dia feliz é iniciativa social brilhante e também posiciona a marca com qualidade.

O ouro invisível dos ativos intangíveis

Em 2001 a GlobalBrands era associada ao consultor karl Erik Sveiby, pioneiro na avaliação do conbhecimento e a sua gestão. Em entrevista exclusiva ele revelava fundamentos ainda inéditos entre os brasileiros.

Gol é bom exemplo de naming em automóveis

Marca Gol é case de bom projeto de naming.

Marcas são bens enquanto sustentam seu valor

Marcas podem valer muito dinheiro enquanto ativos intangíveis. Isso significa ir além do logotipo, e compreender até onde é possível crescer sem comprometer o sentido da marca. A Kibon já foi uma marca mais valiosa? Onde estão os cigarros Hollywood e a Kolynos?

GlobalBrands é pioneira na avaliação de ativos intangíveis

GlobalBrands é reconhecidamente a primeira do Brasil a avaliar marcas e demais ativos intangíveis

Petrobras cria a marca PetroBrax

José Roberto Martins opina sobre a criação da marca PetroBrax, que quase substituiu a marca Petrobras em 2000.

A eutanásia das marcas

Deixar a marca morrer é estratégia às vezes necessária. O perigo é quando isso ocorre involuntariamente.

Crimes corporativos

Artigo de José Roberto Martins na revista Exame, no qual critica as mutretas do mundo corporativo, e as suas consequencias para a imagem das marcas.

Corinthians: as tentativas para alavancar a marca.

A marca Corinthians é tão forte quanto Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio, outras. Mas isso não é garantia de lucros fáceis.

Branding em Exame

Resenha do livro Branding na revista Exame.

Marcas devem evoluir com o tempo

A evolução da marca é maior do que o redesenho do logotipo. O mercado é complexo e exige responsabilidade e atualização do posicionamento. Diamante Negro, Yopa, Sonho de Valsa e Café Seleto, dentre outras, possuem a mesma força que as consagraram?

Branding na Gazeta Mercantil

Lançamento do livro Branding na Gazeta Mercantil.

Lançamento do livro Branding (texto em inglês)

Nota da Gazeta Mercantil International sobre o livro Branding

Palestra na Couromoda

Palestra na Couromoda.

Ambev quase perdeu a marca Skol

Na formação da Ambev, faltou pouco para que o CADE proibisse o uso da marca Skol.

Ambev quase perde a Skol 2

Matéria de O Globo sobre a avaliação da Ambev pelo Cade.

Nome Intelig custou R$50 milhões

Criar nomes de marcas é um trabalho muito difícil e caro. Mas dinheiro sem branding não assegura o sucesso de um novo nome, ainda que sua escolha tenha sido “parcialmente” democrática.

Marcas Brahma e Antarctica valiam US$1bilhão

José Roberto Martins opina a respeito do valor das marcas Brahma e Antarctica por época de suas associações e a formação da Ambev.

Falha de comunicação da Ford

Falha clássica de comunicação da Ford é lição cada vez mais atual.

Personalidades são marcas de difícil administração

Em entrevista para a Gazeta Mercantil, José Roberto Martins explica a dificuldade de manter e explorar as marcas das personalidades da TV.

Funcionário também deve vestir a marca

O funcionário deve ser o primeiro a divulgar a marca de onde trabalha. Abolir o terno, gravata e tailler e substituir pelo fashion branding é maneira moderna de comunicar a marca, especialmente nas organizações ligadas à prestação de serviços.

Home – Item 1

Livro Capital Intangível. Guia de Melhores – Avaliação de Ativos Intangíveis O quinto livro de José Roberto Martins, Capital Intangível. Guia de Melhores Práticas para Avaliação de Ativos Intangíveis já… Read more»

Home – Item 2

José Roberto Martins conversa sobre as marcas com Jô Soares Em entrevista ao Jô Soares,José Roberto Martins, fundador da GlobalBrands fala sobre branding e os significados de marcas e nomes…. Read more»

Home – Item 3

GlobalBrands, na Exame TV, analisa fusão da Sadia e Perdigão formando Brasil Foods Em matéria da Exame TV, a tv online do portal da revista EXAME, o especialista em branding… Read more»

Home – Introdução

A GlobalBrands foi criada em 1995 pelo consultor e escritor José Roberto Martins. É especializada e pioneira na avaliação de ativos intangíveis e branding. Ativos intangíveis são recursos imateriais proprietários que contribuem… Read more»

Crise econômica não é novidade para os gestores de marcas

Entrevista para o Jornal do Comércio

Pirataria tem remédio

Em artigo para o Meio & Mensagem, José Roberto Martins explica a importância da vigilância das marcas para os laboratórios.

Grêmio: marca valiosa deve ser bem explorada

José Roberto Martins explica trabalho de co-gestão da marca Grêmio.

Valor das marcas é trabalho complexo

Entrevista para a revista Momento.

Qual é a marca

Artigo publicado na revista AVONTADE da AVON.

Seminário Internacional ESPM

Seminário sobre construção de marcas, no qual foi lançada a primeira edição do livro Grandes Marcas Grandes Negócios.

O valor das marcas

Curso dirigido por José Roberto Martins sobre metodologias de avaliação de marcas.

Marca diferencia vencedores

Palestra para as Organizações Romulo Maiorana sobre a importância e o valor das marcas.

O valor monetário da marca

Palestra sobre a avaliação de marcas no contexto de ativo intangível.

Workshop: Propriedade Intelectual

Apresentação sobre o livro O Império das Marcas e a valorização econômica das marcas no contexto de propriedade intelectual.

ABA Branding 1996

Palestra na ABA – Associação Brasileira de Anunciantes no Seminário ABA Branding, no qual são apresentados os principais conceitos da avaliação econômica de marcas.

Marcas: pensando no longo prazo

Artigo para a revista AMANHÃ, no qual José Roberto Martins defende a importância das marcas e a sua gestão com pensamento nos benefícios de longo prazo.

The value of brands

Matéria da ABERJE sobre o lanlamento do livro O Império das Marcas e a criação da GlobalBrands.

O valor do marketing

Neste estudo de 1996, José Roberto Martins escreve para a ABA sobre o valor do marketing para as empresas. Argumenta que o marketing nem sempre é reconhecido e valorizado, e que os acionistas precisam compreender a importância da atividade para os lucros.

Super Branding: palestra em Buenos Aires

Palestra no Hotel Hyatt de Buenos AIres sobre gestão e avaliação de marcas.

Isto É: o valor das marcas

Matéria da Revista Isto É sobre o valor das marcas.

Manchete: O Império das Marcas

Lançamento do livro O Império das Marcas na Revista Manchete.

O tesouro escondido das empresas

Uma das primeiras matérias no Brasil sobre a avaliação econômica de marcas, na qual também é destacado o pioneirismo da GlobalBrands.

Revista Amanhã: O Império das Marcas

Revista Amanhã divulga o lançamento do livro O Império das Marcas.

Lançamento do livro O Império das Marcas

Lançamento do livro O Império das Marcas no jornal Meio & Mensagem, escrito por José Roberto martins e Nelson Blecher.

Folha de S.Paulo: O Império das Marcas

Lançamento na Folha de S.Paulo do livro O Império das Marcas.

O Império das Marcas

Lançamento em 1996 na revista EXAME do livro O Império das Marcas, de José Roberto Martins e Nelson Blecher.

Artigo na revista argentina URGENTE

Trechos do livro O Império das Marcas, publicados em 1996 na revista argentina URGENTE, de autoria de José Roberto Martins e Nelson Blecher

Marcas buscando la Calidad

Artigo publicado na revista UrgentE em Janeiro de 1996.

Marcas: buscando la calidad

Artigo de 1996 para a revista argentina URGENTE, no qual José Roberto Martins defende mais uma vez a valorização das marcas.

A primeira do Mercosul a avaliar marcas

Nota da revista argentina URGENTE sobre o lançamento da GlobalBrands.

Lloyds Bank fecha em Manaus 2

José Roberto Martins explica e justifica as razões da decisão da matriz para o fechamento da unidade.Lloyds Bank fecha em Manaus 2

Lloyds fecha em Manaus

José Roberto Martins, então diretor do banco, coordena o fechamento. Dá início às pesquisas sobre avaliação de marca, que resultariam na criação da GlobalBrands.