UNAERP – Avaliação de Marca e Branding

Introdução – Marca e ativos intangíveis AERP

A marca UNAERP é um dos ativos intangíveis da AERP – Associação de Ensino de Ribeirão Preto, uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, que atua na concepção, planejamento, distribuição e oferta de serviços educacionais, culturais, esportivos e sociais.

A AERP, mantenedora da UNAERP, instalou-se na cidade de Ribeirão Preto em 1924, quando criou o primeiro curso superior da região. Os primeiros cursos da antiga Faculdade de Odontologia e Pharmárcia foram encampados pela USP, quando, em 1.959, o atual grupo gestor assumiu a direção promovendo investimentos e instalando novos cursos como Direito, Serviço Social e Engenharia Química. O desenvolvimento da então Associação de Ensino continuou nas décadas de 60 e 70, com a implantação de novos cursos e ampliação da infra-estrutura física capaz de apoiar o processo acadêmico e científico.

Atualmente a Universidade conta com infra-estrutura adequada às necessidades de um ensino qualificado. Somando-se os campi de Guarujá, onde se instalou em 1999, e Ribeirão Preto, são mais de dez mil estudantes distribuídos nos 26 cursos e habilitações de graduação, no Programa de Pós-Graduação, Colégio Tecnológico e no Conservatório de Musica. Em Ribeirão Preto, a UNAERP está instalada num campus de 110 mil metros quadrados, com 62 mil de área construída, onde também possui projetos de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. São mais de 50 laboratórios e oficinas para fins didáticos e extensão à população, duas clínicas de saúde, um laboratório industrial farmacêutico, laboratório de análises clínicas, biblioteca informatizada com acervo de aproximadamente 150 mil volumes, centro poli esportivo completo e teatro com modernos recursos de sonoplastia e iluminação.

O setor de atuação da UNAERP é a área acadêmica integrada à cidade e região onde sua estrutura acadêmica é composta por cinco áreas de saber que congregam cursos, departamentos e projetos de pesquisa e extensão. Através de seus vários laboratórios e projetos de extensão, a Universidade realiza aproximadamente 200 mil atendimentos anuais à comunidade local e regional.

Na área de Saúde, a Clínica de Odontologia atende a pacientes que não dispõem de recursos financeiros para despesas de tratamento dentário. A Clínica de Fisioterapia é outra área de prestação de serviços que funciona no Centro de Saúde. Ali são realizados atendimentos à pacientes encaminhados por médicos da cidade e região através do SUS – Sistema Único de Saúde. Totalmente aparelhada, a Clínica atua nas áreas de neurologia, ortopedia, reeducação postural, geriatra, amputados, pneumologia, pediatria e angiologia.
Além desses serviços voltados a Saúde, a UNAERP instalou no primeiro semestre de 1.997, os cursos de Ciências Médicas, Ciências Nutricionais e Fonoaudiologia, os quais têm o objetivo de repensar as necessidades sociais e principalmente garantir a formação humana dos profissionais da área de Saúde.

O Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas é um dos setores mais ativos da Universidade e mantém sob sua responsabilidade projetos como Análise da Qualidade do Ar (convênio com o INPE), Despoluição de Córregos, Pesquisa em Biotecnologia Vegetal, Laboratório de Recursos Hídricos e Laboratório de Química Agrícola, entre outros. O Laboratório de Biotecnologia Vegetal é um dos institutos pioneiros no Brasil nesta área de pesquisa, criado há 10 anos, e trabalha com pesquisas de plantas medicinais, controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos e reflorestamento para preservação ambiental, com publicações nas principais revistas nacionais e internacionais.

Também na área de Ciências Exatas encontramos o LabGeo (Laboratório de Geotecnologias), que trabalha com registros produzidos por satélites e cartografia automatizada para planejar o uso de áreas naturais da região e otimiza o aproveitamento dos recursos naturais da região de Ribeirão Preto.

O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que congrega os cursos de Direito, Administração de Empresas e Serviço Social, também possui pesquisa e prestação de serviços que beneficiam a população ao mesmo tempo em que servem ao aprendizado prático de seus alunos. O curso de Direito, por exemplo, tem o Núcleo de Ensino Prático que engloba o Juizado Especial Cível (já existente anteriormente na forma de Juizado de Pequenas Causas), e o Escritório de Assistência Jurídica, gratuito a pessoas de baixa renda, que está sendo instalado em convênio com a OAB – Ribeirão Preto.

UNAERP e GlobalBrands

Realizamos a avaliação econômica da marca e avaliação de branding, oferecendo benefícios importantes para os curadores, especialmente para a alavancagem do conjunto de outros ativos intangíveis, incluindo o portfólio de pesquisas científicas, contemplando inúmeras patentes no campo da biotecnologia.

Visite o site: www.unaerp.br

Share
Close Menu