Ativos intangíveis são recursos imateriais que contribuem para a produção e venda de mercadorias, serviços ou pesquisas.

Patentes, licenças, copyright, cultivares, contratos de distribuição, venda ou representação são exemplos de ativos intangíveis. As marcas são os bens imateriais mais conhecidos e valorizados, diretamente ligados ao conceito de branding, ultimamente vulgarizado mas ainda muito importante.

Atuamos apenas com ativos legais; aqueles que pertencem formalmente a uma organização ou pessoa, e podem ser transferidos ou explorados economicamente. Um exemplo é a avaliação de marcas, reportada com a emissão de laudo técnico, assinado pela equipe da GlobalBrands.

Administramos os fatores intangíveis de competitividade: satisfação dos consumidores; capacidade de inovação; competência da equipe; imagem organizacional; comunicação estratégica; outros. Isso significa que os trabalhos de branding são parte integrante das avaliações, pois estarão diretamente vinculados à capacidade de geração de riqueza da marca, afetando a sua valorização.

Os investimentos em ativos tangíveis tais como prédios, galpões, máquinas e computadores continuam importantes, mas já não proporcionam grande diferenciação entre os empreendimentos. Conforme matéria publicada no jornal Valor Econômico, a vantagem competitiva de países e empresas está cada vez mais atrelada aos investimentos em ativos intangíveis.

São exemplos os recursos colocados na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, design das mercadorias, comunicação do posicionamento da marca, recursos relacionados à execução das tarefas para a entrega dos serviços, inovações tecnológicas, estruturas de distribuição e vendas, e até das formas inovadoras que as companhias utilizam para explorarem os seus ativos e fatores intangíveis.

 

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Capital Intangível. Guia de Melhores Práticas para Avaliação de Ativos Intangíveis.

Já está disponível nas livrarias Capital Intangível, o novo livro de José Roberto Martins. Em cerca de 300 páginas o consultor revela todos os benefícios, cuidados e os bastidores da avaliação econômica de marcas e outros ativos intangíveis no Brasil, desde a experiência de cerca de 30 anos de mercado da GlobalBrands.

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