Ativos intangíveis são recursos imateriais que contribuem para a produção e venda de mercadorias, serviços ou pesquisas.

Patentes, licenças, copyright, cultivares, contratos de distribuição, venda ou representação são exemplos de ativos intangíveis. As marcas são os bens imateriais mais conhecidos e valorizados, diretamente ligados ao conceito de branding, ultimamente vulgarizado mas ainda muito importante.

Atuamos apenas com ativos legais; aqueles que pertencem formalmente a uma organização ou pessoa, e podem ser transferidos ou explorados economicamente. Um exemplo é a avaliação de marcas, reportada com a emissão de laudo técnico, assinado pela equipe da GlobalBrands.

Administramos os fatores intangíveis de competitividade: satisfação dos consumidores; capacidade de inovação; competência da equipe; imagem organizacional; comunicação estratégica; outros. Isso significa que os trabalhos de branding são parte integrante das avaliações, pois estarão diretamente vinculados à capacidade de geração de riqueza da marca, afetando a sua valorização.

Os investimentos em ativos tangíveis tais como prédios, galpões, máquinas e computadores continuam importantes, mas já não proporcionam grande diferenciação entre os empreendimentos. Conforme matéria publicada no jornal Valor Econômico, a vantagem competitiva de países e empresas está atrelada, cada vez mais, aos investimentos em ativos intangíveis.

São os esforços empreendidos na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, design das mercadorias, conceito da marca, aspectos relacionados à organização da forma de execução das tarefas para a entrega dos serviços, qualidade do software utilizado pelas companhias e maneiras como os dados do negócio são explorados.

 

BANCO DO BRASIL

NESTLÉ FOODS

BANCO SANTANDER

Capital Intangível. Guia de Melhores Práticas para Avaliação de Ativos Intangíveis.

Já está disponível nas livrarias Capital Intangível, o novo livro de José Roberto Martins. Em cerca de 300 páginas o consultor revela todos os benefícios, cuidados e os bastidores da avaliação econômica de marcas e outros ativos intangíveis no Brasil, desde a experiência de mercado da GlobalBrands.

Livro Capital Intangível
Share
Close Menu