O que é marca?

Podemos dizer que marca é a união de recursos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor. A marca representa o sistema integrado e complexo de todos os recursos de uma organização, que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas.

O que é o conceito branding?

O conceito Branding abrange o conjunto de ações ligadas à administração das marcas.

Ainda que o conceito tenha se vulgarizado, na GlobalBrands acreditamos que ações de longo prazo, se tomadas com sabedoria e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica. Desse modo elas passam a fazer parte da cultura, influenciando e simplificando as nossas vidas, num mundo de relações cada vez mais confusas, complexas e desconfiadas.

O grande desafio para as organizações industriais e prestadoras de serviços, é entender que não é possível avaliar e administrar as suas relações com os consumidores desde as práticas de comunicação do passado.

É certo que o ato de consumo é necessário para o equilíbrio das fundações econômicas desse momento histórico, mas também o é que os consumidores podem contar com cada vez mais opções de fornecedores.

As organizações precisam encontrar formas inteligentes de combinarem aquilo que fazem melhor, com a necessidade de mitigar as crescentes suspeitas de que os seus fornecedores são reacionários, interessados apenas no seu dinheiro, além de negligentes nos processos de pós-venda e causadores certos de aborrecimentos, perda de tempo, raiva, desgosto ou até de ira.

Então por que é importante fazer branding?

Porquê, tendo a sua marca uma atuação mundial ou uma apenas local, você deve buscar a otimização do valor dela em relação ao valor da empresa, então gerado de forma consistente e não fraudulenta (com base em inverdades).

Branding não é um conceito cujo trabalho é fácil, e não se trata apenas de criar logotipos, desenhar embalagens e vender sacadinhas de propaganda que servem somente para afagar o ego dos sobreviventes do período neolítico da comunicação. Barulho…, barulho…, barulho!

Ao cuidar de branding, atuamos na criação, desenvolvimento, administração e comunicação de organizações que querem mesmo fazer a diferença.

Muitas empresas já investiram fortunas em comunicação e em consultorias lustrosas de “branding”, sem que as suas marcas se enfraquecessem, perdessem margens de lucro, participações de mercado e, pior, a confiança dos seus públicos.

Essas empresas se desvalorizaram, semeando o medo e a desconfiança entre os seus públicos. Não raro, afetaram, inclusive, o seu setor econômico de forma endêmica, como nos casos dos prestadores de serviços financeiros, seguros, alimentos, TI, educação, dentre outros.

Ao iniciarmos uma consultoria estratégica e de branding, atuamos como adjutores dos nossos clientes, ajudando-os a identificar os seus pontos fracos ou de ameaças.

Só atuamos em sinergia para a busca de soluções integradas,  oferecendo suporte em todas as etapas do planejamento e execução do projeto ideal de estratégia de comunicação.

A GlobalBrands é a única consultoria do Brasil que oferece o atendimento personalizado e presencial de José Roberto Martins, autor de Branding – Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas, disponível gratuitamente neste site. Ele atua em todas as etapas dos projetos.

O mundo está mudando de forma muito rápida, mas todas essas transformações só reforçam a importância e o destaque que as marcas tem e terão no futuro.

A marca não deve apenas ser boa de imagem, precisa, sobretudo, gerar riqueza desde a relação honesta e eficaz com os seus públicos.

Alguns clientes para os quais prestamos serviços de avaliação e branding

Share
Close Menu